domingo, 3 de setembro de 2017

Trecho de setembro - Falando em alma

Falando em alma: trecho de uma conversa entre a historiadora Sonja Richmond e o Padre John Connor, na mais famosa catedral de Los Angeles, em 2230.

Uma curiosidade: Stephen King já criou um personagem cujo nome usava a sigla JC, aproveitando o simbolismo que essa sigla carrega.



"— Padre, acredita que clones feitos exatamente como cópia de humanos possam desenvolver almas?
— Não, só o Criador pode colocar uma alma num corpo.
— Então condena a criação de androides e de autômatos providos de Inteligência Artificial.
— Não posso dizer que condeno, enquanto forem usados como instrumentos para ajudar humanos. O problema é quando começarem a tomar decisões sozinhos, sem uma consciência.
— Padre, o senhor me confunde. Considere o caso de Eva. É apenas um circuito de suporte à vida que cuidou de mim e do Padre Dundee, tomando decisões que nos fizeram muito bem.
— Entendo sua lógica, Sonja. Mas veja: os circuitos de Eva foram construídos com um objetivo definido. O sistema de suporte à vida existe exclusivamente para manter pessoas vivas. Aquela nave não tem alma e depende de uma programação. Se o programa estivesse mal feito, ela podia ter amputado a perna do Dundee, considerando que isso o manteria vivo. Alguém com alma procuraria outra solução, mesmo uma não programada. E tem outro aspecto: aquela navezinha recebeu muitos aperfeiçoamentos feitos pelo recruta, como você mesma disse. Gosto de pensar que parte da alma dele foi colocada nos programas, o que humaniza um pouco aqueles circuitos. Mas nunca será uma alma.
— Padre, acabou de dizer que uma personalidade humana pode interferir na programação. E se os clones, que são humanos, puderem reprogramar os neurochips? Poderiam simular algo como uma alma?
— Onde quer chegar, Sonja? Que as criaturas do Smith podem se humanizar? Até onde sei, não são humanas. São unidades de plástico tratadas com DNA humano, para assumir aparências. Smith é bastante inteligente, mas nem ele seria capaz de criar um programa para desenvolver personalidade ou almas humanas. Pode ficar tranquila, estamos muito longe de ver isso acontecer, mesmo com toda a tecnologia atual."

Esse é outro trecho de "Quando homens e monstros se tornam deuses". Estou pensando em trocar o título deste livro antes do próximo relançamento, a caminho. Chegamos na fase de criar novas capas. 

O titulo que está na Amazon, logo será retirado. http://bit.ly/Recruta5HomenseDeuses